A cada dia são criadas novas técnicas para que os indivíduos possam usar a Internet nos seus negócios e os trabalhos colaborativos têm tido importante destaque nas maneiras de atuar no mercado. Uma dessas formas colaborativas de ter um lugar no comércio chama-se Marketplace e a melhor maneira de explicá-lo é pensar em um grande galpão onde várias companhias vendem o que têm e por onde os clientes andam de acordo com o interesse.

Existem sites que juntam apenas lojas de sapatos e há sites que reúnem todo tipo de loja, como o Mercado Livre. Ambos são exemplos de Marketplace. O que se pode colocar como vantagens? E como desvantagens? Existem mesmo muitos Marketplaces por aí? Quem não conhece a fundo o Marketplace, acredite: são, sim, muitos deles por aí e a exemplos bastante impressionantes pelo sucesso, como o próprio Mercado Livre, Ebay, Uber, etc.

 

O Marketplace: explicando os processos

Para que os comerciantes anunciem no Marketplace, há uma comissão que é paga para a plataforma. O valor dessa comissão é estabelecido considerando as vendas e não existe uma taxa universal: há bastante diferença entre a porcentagem cobrada pelos Marketplaces.

Essas plataformas cuidam muito da entrega dos itens. Afinal, a autorização dos pagamentos acontece somente depois de os produtos estarem onde devem. O período máximo para que aconteçam os pagamentos é de 45 dias. Essa ação ajuda a evitar que alguém seja prejudicado.

 

Por que utilizar Marketplace?

Quando se conhece novas maneiras de trabalhar, é fundamental refletir a respeito das vantagens que elas possuem. No caso do Marketplace, a vantagem mais expressiva é a economia. Ao vender usando o Marketplace, as lojas só pagam uma comissão para o espaço online que permitiu as vendas. Desse modo, existe economia por não precisar pagar uma loja física.

As empresas que anunciam em Marketplaces podem observar o que está sendo mais vendido na sua loja e na plataforma, conseguindo ampliar os seus produtos e também os clientes que buscarão os seus itens. Essa observação é bastante rápida, já que a Internet facilita-a.

Se o gasto para anunciar no Marketplace é baixo, os lucros que essa forma de venda traz são bem mais altos. Os anúncios na Internet geram mesmo bastante retorno. Contudo, em um Marketplace, isso é mais expressivo. Se uma pessoa está no Marketplace para comprar um item X, ela pode comprar esse item e olhar outras possibilidades em outras lojas. Isso é bem diferente de ela precisar acessar o site de uma loja específica.

 

E a parte desvantajosa do Marketplace?

 O Marketplace acompanha todos os movimentos de quem anuncia na plataforma. Assim, ele conhece quais são aqueles que estão com mais vendas e, por isso, pode passar a competir com esses vendedores. Com o tempo, também pode haver mudanças nas comissões que desagradam os anunciantes e essa é uma situação conhecida, já tendo acontecido em Marketplaces.

2 respostas

  1. hiI like your writing so much share we be in contact more approximately your article on AOL I need a specialist in this area to resolve my problem Maybe that is you Looking ahead to see you

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *