Quando inicie minhas atividades profissionais na internet, ela era bem diferente do que é hoje. Era um período em que trabalhávamos diretamente no código fonte, em páginas simples, com poucas ferramentas e recursos.

Nos dias de hoje a internet está um tanto mudada e o foco está nas redes sociais, no mobile e no marketing digital. Empresas que não se estabelecem na internet, mantendo um contato maior com seu cliente, fatalmente estará perdendo vendas.

Nos últimos anos venho estudando de forma massiva as novas tendências da internet, principalmente no Ecommerce e Marketing Digital,  durante estes estudos me deparei com o case da Starbucks, que durante sua luta por sobrevivência tomou algumas ações para salvar a rede, abaixo seguem algumas delas:

1º Ação foi investir na sua equipe e parceiros, com o objetivo de animar as pessoas que faziam parte da empresa, afinal, se eles desistissem, a empresa estaria acabada para sempre.
Ela planejou uma grande conferência, para cerda de 10mil pessoas, todos membros da empresa, de funcionários a franqueados.
O local escolhido foi Nova Orleans, que em 29 de agosto de 2005 foi devastada pelo furacão Katrina.

Como você deve imaginar, um desastre como esse não é esquecido e recuperado da noite para o dia, ou seja na época da conferência da empresa em 2008 ainda existiam bairros que mais parecia cidades fantasmas.

Um evento desta magnitude iria proporcionar a cidade uma movimentação econômica, que consequentemente geraria  muitos empregos temporários, ajudando milhares de famílias. Mas esse não foi o ponto principal. Uma das atividades do evento da Starbucks envolvia um trabalho voluntário na reforma de casas, praças e outras áreas publicas da cidade.

Durante esta atividade muito foi feito, casas pintadas, árvores plantas e, o mais importante, a esperança foi semeada na cidade de todas aquelas pessoas. Um momento inspirador.

Após toda esta atividade os participantes foram receber instruções de como reagir durante aquele momento de crise. E o momento era único. Onde os diretores da rede usaram Nova Orleans coo exemplo, isto é da mesma maneira que a cidade passou por dificuldades e agora estava se recuperando, assim seria com a Starburks, se todos continuassem se dedicando, dando o seu melhor, sem pensar em desistir.

Neste momento todo o auditório foi ao delírio marcando este evento.

2º Ação foi a busca pela excelência, a empresa entrou em um rígido processo de corte de custos e adotou uma série de outras ações durante essa primeira fase da “luta”.
Estas foi sem duvidas a atitude mais acertada de todas, onde eles decidiram priorizar a Excelência. Isso significaria um zelo absoluto na qualidade do café e de todos os produtos que a empresa vendia, além disso, o atendimento deveria ser a marca mais famosa da Starbucks. Essa é a lição que todos precisamos tirar da Starbucks.

Excelência no seu produto/serviço
Excelência no seu atendimento

Não importa se você vende um produto ou serviço, nesse momento você tem que se dedicar com todas as suas forças na busca da excelência.

Neste momento sugiro fortemente que você siga os dois passos que a Starbucks seguiu, sugiro que você comece agora.

1º – Cuide da sua mente, do seu corpo e da sua saúde. Cuide da sua equipe.

2º – Busque a excelência com todas as suas forças. (Melhore o seus produtos, melhore o seu atendimento, e melhores a experiência).

Foi isso que eu aprendi nestes últimos dias, e me senti na obrigação de compartilhar com você.
Espero que você tenha aproveitado esse conteúdo.
Lembre-se O SUCESSO É CONSEQUÊNCIA DA EXCELÊNCIA.

 

Forte Abraço
Rodrigo Brando

 

 

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