O que preciso para ter um e-commerce de sucesso?

Abrir um negócio no meio digital tem sido cada vez mais comum na rede mundial de computadores. Muitos empreendedores iniciantes se empolgam com a ideia de que é fácil demais lançar mão de um e-commerce, sobretudo pelos custos de entrada serem relativamente mais baixos do que uma loja física, por exemplo.

E é neste ponto, do “achar fácil”, que muitos negócios promissores acabam se perdendo e não alavancando. Não basta criar um site responsivo, uma plataforma com design incrível, e somente “jogar” seus serviços e produtos no e-commerce e pensar que a mágica se fará. Aliás, não há mágica para ter um e-commerce de sucesso, há trabalho, dedicação e planejamento. Vejam algumas dicas de extrema relevância no que tange a arte do comércio digital com o que é preciso para ter um e-commerce de sucesso.

Veja o e-commerce como um varejo

É importante que ao montar uma loja virtual você entenda que, mais do que vender, é preciso gerir o negócio virtual, como qualquer outra loja do mundo físico. Sendo assim, é preciso conhecimento em gestão, por exemplo, para que determinados procedimentos como cálculo de fluxo de caixa seja adotado com maior facilidade.

Planejar, planejar e planejar

Não há como pular esta etapa. Se você quer ser bem-sucedido com seu e-commerce, terá que estudar seu empreendimento e fazer o planejamento.  Caso você se sinta um pouco perdido, vai aqui uma dica de ouro. O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibilizou em seu site um guia poderoso que irá ajudar o empreendedor no planejamento do negócio: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/o-planejamento-da-loja-virtual-de-sucesso,b57d55a4873c4410VgnVCM1000003b74010aRCRD

E-commerce exige competências específicas

Para lidar com um empreendimento de e-commerce, são necessários conhecimentos e competências específicas. Não hesite em pesquisar e estudar temáticas relacionadas à logística, por exemplo. Legislação e pós-venda são itens que necessitam estar inseridos neste no contexto da loja virtual, assim como ocorre no varejo físico.

Análise de segmento

É preciso escolher bem em qual nicho e segmento sua loja atuará. Além disso, é preciso oferecer produtos de boa qualidade para que sua marca seja consolidada e seu e-commerce seja referência no mercado.

Tenha um site otimizado e escolha bem a plataforma

Para ter um bom site e loja virtual, avalie sobretudo, não somente os valores (há inclusive plataformas gratuitas de vendas), mas principalmente as funções oferecidas pela plataforma que irá hospedar seu site.

Se você monta uma loja virtual no segmento de moda/fashion, seria interessante que o site tivesse recursos como o provador de roupas virtual, por exemplo. Este seria já um diferencial em relação aos concorrentes que não se atentam a estes detalhes.

Outro ponto importante para o sucesso de seu e-commerce é ter um site com conteúdo otimizado, para que sua loja apareça dentre os principais resultados de busca no Google, por exemplo. Para isso, é importante investir em marketing de conteúdo, contratar os serviços de um redator com conhecimento em SEO (Search Engine Optimization), bem como ter um site responsivo, levando em conta que o uso de tablets, smartphones e tecnologia mobile estão cada vez mais comuns em nossa sociedade.

Além destas dicas, há ainda muito o que se falar a respeito do tema, afinal, ele não se esgota. Mas antes de retomarmos esta pauta em um futuro próximo, quero ouvir sua opinião: que táticas você utiliza para obter sucesso em seu empreendimento digital? Conte para nossos leitores no espaço dos comentários, sua sugestão e opinião é fundamental para interagirmos.

2 respostas

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