Se você é um entusiasta ou procura conhecimento sobre a área de desenvolvedor, é bem provável que já ouviu falar sobre a nomenclatura API Rest. Certo?

Estas siglas são importantes para quem pretende se aprofundar no assunto ou conhecer mais acerca do tema, e se você está aqui, é porque está em busca de esclarecimento, não é mesmo?

Eu te falo mais a respeito no decorrer do post, vem comigo!

Facilitando o “diálogo” entre sistemas e usuários

Quando pensamos em API Rest, estamos nos referindo a tornar mais fácil, a conversa, o diálogo, entre sistemas de internet e os respectivos usuários,

Com isto em mente, saiba que API nada mais é do que uma sigla oriunda da língua inglesa, que significa Application Programming Interface (Em português, significa Interface de Programação de Aplicações).

São padrões de linguagem que otimizam exatamente a comunicação dos usuários da internet com as aplicações, como ocorre, por exemplo, com o Twitter Developers, dentre outros.

Só para termos uma definição clássica do termo, saiba que:

“API é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. “(Fonte: Wikipédia)

Mas o que é REST?

Para tornar nosso artigo mais didático e introdutório ao tema, veja o que nossa querida Wikipédia diz:

“Representational state transfer (REST) or RESTful web services é uma forma de proporcionar interoperabilidade entre sistemas de computadores na Internet. Os serviços da Web compatíveis com REST permitem que os sistemas solicitantes acessem e manipulem representações textuais de recursos da Web usando um conjunto uniforme e predefinido de operações sem estado (stateless). (Fonte: Wikipédia).

API e seu alo poder comercial

Dominar este tema é importante para que você seja bem-sucedido em seus negócios. Sabe por quê? Tanto os softwares quantos as “APIs” podem transformar seu negócio, gerar receita, ampliar a distribuição e desencadear a inovação, mas somente se forem usados ​​de forma eficaz.

Acredite: os APIs estão mudando radicalmente a forma como as empresas fazem negócios.

REST e sua amplitude

As possibilidades de aplicações REST são quase infinitas. Basta que tenhamos um pedido HTTP GET para que a REST possa ser aplicada.

Por exemplo, encontramos a interface REST em blogs, sites como eBay e Amazon, bem como Yahoo, entre outros.

Quer sacar mais sobre o assunto e evoluir em seu conhecimento? Então acessem os links a seguir:

http://www.restapitutorial.com/lessons/whatisrest.html

http://www.ics.uci.edu/~fielding/pubs/dissertation/rest_arch_style.htm

https://quoderat.megginson.com/2005/03/09/public-rest-application-seniors-canada-online/

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *