Como está seu lucro de vendas? Está satisfeito com o lucro da loja virtual?

Fator decisivo para o crescimento de um e-commerce, o lucro da loja virtual suscita, via de regra, determinadas dúvidas na mente dos empreendedores.

Dentre os questionamentos mais comuns, a pergunta “como calcular o lucro da loja virtual” é uma daquelas que “não quer calar”.

Sabemos que um dos desafios diários em qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, é amplificar sua receita.

Redução de custo, alavancar as vendas e elevar o fluxo de caixa são metas constantes na rotina empreendedora.

No entanto, um fator que ajudará em todos estes aspectos mencionados acima, como estratégia de crescimento, é calcular o lucro das vendas, ou seja, o lucro da sua loja virtual (já que estou me referindo ao e-commerce).

Você sabe como fazer este procedimento? Vem comigo, vou te falar mais acerca deste tópico no decorrer do texto, confira!

Definindo o que é margem de lucro

O primeiro passo para calcular o lucro da loja virtual é ter em mente o conceito/definição do que é a margem de lucro.

Calculando

Para chegar no valor do lucro obtido, podemos utilizar desde aplicativos disponíveis no mercado, planilhas eletrônicas, dentre outros programas e facilidades que a tecnologia nos oferece.

Para tanto, a fórmula do cálculo é bem simples. Para ilustrar, imaginemos que você possui uma loja virtual de café gourmet em grãos.

Você compra o café direto do produtor, sendo que em 10 pacotes de 250 gramas, pagou o valor total de R$ 100,00. O valor do frete ficou em R$ 20,00. Somando, temos o valor total de R$ 120,00, o que fará com que cada unidade deste café saia para a loja, pelo custo de R$ 12,00.

Além do valor unitário, temos as despesas fixas mensais do seu negócio (luz, telefone, internet, aluguel, entre outras).

Este gasto deve ser levado em conta também na hora de precificar seu produto.

Sendo assim, o cálculo da margem de lucro consiste em dividir as despesas pelas vendas e multiplique por 100. O valor obtido desta conta é o percentual que cada venda realizada deverá contribuir para abatimento das despesas fixas.

Exemplo:

Se nos últimos 12 meses a empresa teve R$10.000,00 de despesas fixas e R$ 50.000,00 de vendas, temos como cálculo a seguinte equação: 10.000,00/50.000,00×100=20%.

Tendo agora em mãos o custo por produto, além do percentual do quanto cada venda abaterá dos custos fixos, calculamos então a margem de lucro. No caso de termos feito uma pesquisa de mercado e chegado a conclusão de que a margem de lucro desejada deve ficar em torno de 15%, teríamos o seguinte quadro:

Custo por produto: R$10,00;

Percentual despesas fixas: 20%

Margem de Lucro desejada: 15%

A equação 10+20%+15% revelará o preço mínimo de venda.

Completando a equação, usaremos PV (Preço de Venda), da seguinte forma:

100% (PV) = 10+20%+15% (realizamos a soma dos %)

100% (PV) = 10 + 35% (passamos o % para o outro lado com o sinal invertido)

100%(PV) – 35% = 10 (realizamos o cálculo do %)

65% = 10 (dividimos e achamos a %)

PV= 10/65%

PV = 0,1538 (multiplicamos por 100 e achamos o preço de venda)

PV = 0,1538 x 100 = R$ 15,38

(Cálculo acima retirado do site https://www.portalmei.org/como-calcular-o-preco-de-venda-lucro/ )

Viu como é fácil? Achou complicado? Está com dúvidas? Fale conosco agora mesmo que iremos te ajudar a solucionar dúvidas neste sentido. Até a próxima!

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