Não é novidade alguma que o mobile se fortaleceu como tendência, até porque, a maioria esmagadora dos acessos aos sites hoje em dia, tem origem nos dispositivos móveis, como os smartphones, por exemplo.

E quando falamos sobre melhor rankeamento de sites, o mobile tem ganhado destaque, como fator extremamente relevante neste sentido.

Com a nova atualização Mobile First Index, de relevante, este fator se tornará ESSENCIAL. Isto pelo fato de que a indexação do Google ocorrerá baseada na versão mobile do seu site.

Quer saber mais sobre o assunto e ver como se preparar para este novo cenário que já está impactando o marketing digital? Então me acompanhe a seguir.

Mobile First Index: o que muda?

Tempos atrás, quando se tratava de indexação, ela estava atrelada ao desktop. Em busca de informações, os boots da empresa Google, investigavam minuciosamente cada site.

É assim que por meio de pesquisas via Google, determinado site surge no resultado das buscas, colocando a página de determinado domínio, como a resposta ao termo digitado.

No entanto, com a mudança, agora a indexação atuará exclusivamente na versão mobile.

O resultado desta mudança já está sendo sentido. Usuários que percebem o Analytics caindo ladeira abaixo, muito provavelmente não possuem um site otimizado para a estrutura mobile, por exemplo.

Por isso, não é preciso ser um gênio para sacar que quem já atua com a versão mobile e otimizada de um site, está em vantagem perante aos concorrentes que negligenciam este fato.

Dentro desta reflexão, cabe aqui ressaltarmos que ao tomar esta atitude, a empresa Google nos transmite uma mensagem óbvia, mas que muitos insistem em ignorar: hoje o mobile é mais importante que o desktop.

E agora, o que eu faço?

Se pensarmos que não é comum que o Google faça mudanças bruscas, e que de acordo com fontes da própria empresa, o Mobile Firts Index está em período gradual e de testes, sabemos que se desesperar é bobagem.

Mas é preciso se mover e se atualizar, caso você não tenha uma versão mobile-friendly do site.

Apostar em conteúdo mobile nunca foi tão necessário, e se você ignorar este fato, certamente inexistirá para o Google.

Se você quer ficar por dentro da mudança e inclusive ser avisado pelo poderoso Google, deverá utilizar desde agora o Google Search Console.

Webmasters e SEOs, mundo afora, devem ficar atentos sobre notícias e materiais educativos que devem estar para sair na rede mundial de computadores, para assim, otimizar seus resultados.

E você, gostou desta mudança? Está preparado para esta nova realidade?

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *